30 de out. de 2011

Desabafo...


Hoje acordei a pensar em todos os pontos da vida.
Por quantas vezes nos colocamos em uma posição de que os sonhos são a supremacia de todos os nossos objetivos e podemos compreender assim com o passar do tempo que caminhamos em busca de um bem maior,mesmo que seja este sonho simplesmente um desejo egoísta de nossa parte.
Na vida vamos pouco a pouco aprendendo coisas e assimilando leis.
Uma regra verdadeiramente básica na vida é que toda luta tem o seu verdadeiro sentido quando se alcança o objetivo almejado.
Quando somos ainda crianças aprendemos que para ser feliz é preciso sair em busca de seus sonhos e ideais,e assim vamos acumulando em nosso dia adia a vontade eterna de termos varias conquistas que nos coloque perante aos nossos como um verdadeiro vencedor.
Conquistar um amor,alguém que divida conosco as nossas vitoria sou seja,termos alguém que nos incentive e que por diversas vezes nos faça crer que o mundo nada mais é que apenas um palco para que nele possamos fazer valer a nossa vontade maior.
Uma posição bem relacionada na vida, seja no âmbito social ou profissional.
Conquistas como uma bela casa,um bom carro,um bom emprego.
Almejamos sempre termos destaque e que sejamos reconhecidos na nossa vida por outras pessoas que venham a nos contemplar.
Existe a injustiça na vida,sendo esta mazela um problema que existe desde tempos remotos.
Vemos a cada dia pessoas de classes mais altas subjugando as de classes mais baixas,fazendo com que o sofrimento dos menos favorecidos se torne a cada dia mais acentuado,e que não haja jamais uma oportunidade para que exista uma troca de posição entre estes.
Muito raramente alguém de uma classe social mais baixa consegue atingir patamares mais altos,talvez por sorte em algum tipo de jogatina,por algum negocio que mesmo que seja ilícito lhe de uma posição de melhoria de vida,ou ate mesmo por alguma grande invenção que venha a lhe abrir as portas do mundo dos mais abastados e um reconhecimento mundial.
E sendo assim este ser que provem de classes de minorias,esquece que galgou com esforço vários degraus ate alcançar este momento de sucesso e começa a agir de conformidade com a sua nova realidade,subjugando aos que se encontram em uma posição menor que a que agora este ocupa.
A maior desgraça já inventada pelo homem se chama dinheiro,pois este traz posição social e faz com que exista uma separação entre todas as pessoas,quanto mais se tem,menos amor existe em seu coração e sendo assim há um seguimento de crueldades feitas ainda que involuntariamente.
Quando criança eu ouvia nas aulas de educação moral e cívica uma frase a muito esquecida,mas que tentam fazer presente em nosso dia a dia:
TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI...
Mas a realidade do que vemos é cada vez mais distante,pois o que podemos contemplar é que os mais pobres sofrem as conseqüências da lei mais que os de maior poder aquisitivo.
Não se vê na realidade mundial um rico a pagar por seus crimes,e somente se vê os de classes menores indo parar atrás das grades por menores que sejam os crimes.
Uma reportagem que li e me chocou a algum tempo atrás:
MULHER FICA PRESA DURANTE 4 MESES APÓS ROUBAR POTE DE MANTEIGA E 5 PAEZINHOS EM UM SUPERMERCADO EM SÃO PAULO.
Este fato ocorreu na mesma semana em que apareceu nas telas da TV um grande escândalo envolvendo políticos que assustaram o país com um pequeno problema de desvio de verbas de uma determinada pasta.
Pois bem,um repórter conceituado de uma emissora de televisão paulista esteve em contato com esta senhora e a entrevistou,e entre lagrimas ela disse que havia roubado apenas para alimentar a seus filhos que estavam com fome,e ela estava desempregada e tinha de cuidar deles sozinha.
Não sei o que se passou na mente do juiz que a acusou,mas me lembrando um pouco da reportagem feita a época,pude ler no jornal Estado de Minas que o Sr Mmo.Juiz condenou esta pobre senhora para evitar que este fato viesse a ser exemplo para que as pessoas tomassem de pequenos assaltos e logo após virem a dizer que era apenas para se alimentar.
Agora anos passados deste fato me ponho a pensar:
E as crianças desta senhora nos 120 dias que se passaram? Como elas se alimentaram? Em que condição de vida puderam viver após estarem sem a presença da mãe? Onde estaria andando o pai destas mesmas crianças já que ele os havia abandonado,talvez em busca de um outro lar para que futuramente viesse a fazer a mesma coisa?
Bem,deixemos estes pensamentos para lá pois com toda a certeza esta senhora hoje vive uma vida bem diferente não é? Talvez tenha encontrado um trabalho e hoje tenha condições de alimentar aos seus,talvez nunca mais tenha trabalhado na vida pois uma pessoa quando vai a uma cela de uma prisão nunca mais consegue um bom trabalho,por vários motivos:
Quem emprega alguém é que tem poder aquisitivo para tanto,e tem muitas das vezes em sua mente o medo de que alguém que acabou de sair de uma prisão não é de total confiança e pode fazer pior em seu domínio do que fez antes de ir parar na prisão; ou seja,se a pessoa foi presa por roubo leve,não ira fazer um roubo maior assim que tiver uma oportunidade de estar só?
É assim que funciona infelizmente em nosso país.
E quanto aqueles políticos nada lhes foi imputado por pena,pois a maioria saiu da cena política por 2 ou 3 anos,correndo das chamadas CPIs e logo estavam de volta em algum outro cargo. È este um circulo vicioso que corrói o cenário político brasileiro e mundial que infelizmente nos entristece mas que nada contra podemos fazer,pois a cada vez que investimos em um novo nome pensando que vai fazer diferente,acabamos por ver nosso sonho ser jogado por terra ao contemplarmos nossas apostas se tornando destaques não pelas boas obras,mas por se tornarem iguais aos demais que lá estão.
E quanto a velha frase que um dia ouvi na escola,hoje tenho uma mais realista e verdadeira que transmite uma grande realidade:
PERANTE A MORTE TODOS SÃO IGUAIS.
Apenas perante a morte,pois desta ninguém escapa,nem pobres nem ricos,e o que quer que venhamos a fazer em nossa vida,nada disto importara no fim de tudo,apenas fazemos as coisas para alimentar nosso ego,e no final de tudo NASA importara,iremos da mesma forma,bons e maus;milionários ou miseráveis pararmos na mesma vala fria onde os vermes irão se alimentar de nossa carne e estes mesmos vermes alimentarão a erva e a erva continuara alimentando outros homens como eu e como você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário